quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gula....ou compulsão?

Comete o pecado da gula aquele que come demais. Por que "diabos", (com o perdão da má palavra) o pensamento cristão condenaria a comilança?
O excesso de comida relaciona-se com o prazer e, isso sim, é condenável ao juízo da Igreja. O cristianismo, ao menos o vigente na Idade Média, condenava o prazer e a satisfação das pessoas com coisas mundanas, entre elas, a comida.
.
O Filósofo Epícuro, pouco antes do cristianismo, pregava em sua moral, entre outras coisas, a direção para o prazer sensível. Devemos comer e beber bem, diria mas, isso não significava extravagância e sim o desfrute, tanto de um pedaço de pão acompanhado de água, quanto um pernil de cordeiro harmonizado com um tempranillo de qualidade. Ou seja, o prazer de comer é essencial , de acordo com o pensador.
Concordo!

De fato, acredito que temos de usufruir das boas coisas da vida! Do ponto de vista psicológico, a gula pode indicar problemas reais mas, não da ordem condenada pela religião. O prazer é psicológicamente saudável mas a compulsão não!

Compulsão é a busca incessante por algo, no caso comida, a fim de preencher alguma carência que não é relacionada com esse algo. Em outras palavras, o compulsivo não come para saciar fome mas, para conter a ansiedade.

Acontecia isso com Verônica, que estudava para uma prova de concurso público que prestaria em algumas semanas. A bela jovem engodou cerca de dois quilos em pouco mais de seis semanas. A Gula, para ela, servia como um calmante altamente calórico.

A moça tinha, inicialmente, um problema: a prova. Mas, acabou criando mais um: o peso.

Disse a ela que dificilmente passaria naquela prova caso não mudasse a forma de encarar a responsabilidade. Ela foi instruída a focar a prova sem medos ou angústias, talvez, aceitando uma possível reprovação honesta (não cabe aqui explicar o motivos desta intervenção, quem desejar, escreva-me que explicarei porque, às vezes, devemos aceitar possíveis fracassos)

Isso abaixou a ansiedade e, certamente, foi um fator que facilitou a tranquilidade que lhe permitiu passar no exame.

Quanto ao peso, passados 04 meses do concurso, ainda não reduziu. Aos poucos emagrecerá, certamente!

Gula é Compulsão ou bom prazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário