quinta-feira, 23 de maio de 2013

A humanização dos sete pecados capitais – soberba

Ele era um empresário muito bem sucedido mas envergonhava-se disso! Escondia sua boa condição financeira atrás de roupas baratas e um carro modesto. Elton acreditava que assumir sua fortuna humilharia as pessoas menos favorecidas.

- Fui educado assim! Dizia o homem de 46 anos. Meu pai ensinou que o trabalho enobrece e os humildes são os que mais trabalham!
- Como seu pai ganhava a vida?
- Era médico, clínico geral no município mineiro de Caxambu.
- Conheço essa cidade. É um lugar pacato e amistoso. Como ele era visto na comunidade?
- Ele era praticamente o único médico na região e muito valorizado pelas pessoas. Tinha tudo para ser arrogante mas dizia às pessoas que era pobre e que apenas se esforçava para fazer um bom trabalho.
- A humildade de seu pai era bem vinda à população e ele, certamente, não pecava pela soberba mas eu, particularmente, prezo mais pela simplicidade do que pela humildade.
 
Elton, confuso, parece tentar compreender o que acabei de dizer. O efeito das palavras, seus significados e implicações devem ser ricamente explorados em terapia.
Soberba é a pretensão de superioridade sobre as demais pessoas e carrega manifestações de arrogância, ou seja, o "soberbo" se acha. As pessoas simples não têm essa pretensão. Elas não querem ser mais do que são e, nem menos. Uma pessoa rica, inteligente, bonita será simples admitindo suas virtudes e vivendo simplesmente delas. Pessoas assim, assumem seus valores e não despejam arrogância, afinal, elas são simplesmente assim.

Um amigo, assim que terminou a palestra que acabara de proferir, ouviu de uma pessoa da platéia que ele foi arrogante enquanto falava. Meu amigo palestrante ouviu a crítica e refletiu por alguns instantes antes de responder:

- Obrigado pela sua opinião mas não sou arrogante! Ser arrogante, neste caso, seria achar que sei mais do que os outros mas eu, sinceramente, acredito que saiba mesmo.
Se meu amigo disse isso para se elevar, ele agiu com soberba mas, caso tenha dito porque acredita, de fato, que tem conteúdo mais elaborado que sua platéia, ele foi simples.

A humildade não é simples, ela nos inferioriza e nos coloca abaixo da realidade. Ser humilde pode ser virtude em determinadas ocasiões, apenas, mas esse é outro assunto...
Elton, em razão da humildade, perdia ótimas oportunidades de negócios. Sabotava a si mesmo para não aumentar sua conta bancária.
Aquele homem libertou-se do autopreconceito em relação à sua fortuna. Isso não o deixou mais rico mas, trouxe-lhe leveza de consciência e melhor desfrute da própria vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário