sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Meu marido não acredita em terapia!

Perdi a conta de quantas vezes ouvi esta frase! Em geral os maridos não acreditam em terapia (não que a psicoterapia necessite de crença mas, isso é outra história) porque suas esposa mudam quando estão em processo terapêutico. Ficam com melhor auto estima, mais confiantes em si e mais exigentes com seus cônjuges.
Viviane  sentia-se deprimida e sem grandes inspirações no casamento. Na verdade suas dificuldades envolviam o auto conceito que formara: seus gostos não tinham sentido , suas vontades desnecessárias e, seus esforços, em vão . Sempre me pergunto como as pessoas aprendem a pensar assim de si.

-Todas as minhas idéias são bobas, diz meu marido, não dessa forma mas é assim que sinto. Quando quero comprar um vestido, um sapato ou mesmo uma simples revista, ele diz que sou gastona e não valorizo o esforço que ele faz para trazer dinheiro para casa. Nem adianta eu argumentar que também trabalho porque o problema não é o dinheiro mas minhas vontades.
 
De fato muitos homens desrespeitam e desvalorizam os sentimentos e valores das companheiras e, de certa forma, eles as persuadem de que não sabem o que é bom ou certo para elas e para o casal. Agem como os machos alfa de Darwin, renegando e diminuindo a inteligência, o gosto e a felicidade de suas mulheres.

Na terapia elas desenvolvem auto estima, passam a acreditar em si mesmas e aprendem a exercer o direito de conduzir suas vidas da maneira como lhes convém. Os maridos desse tipo não acreditam na terapia. Não querem ser questionados em suas posturas.

Quando a terapeuta é uma mulher, ele a desqualifica, afinal, é outra mulher que, como a sua, também não entende nada sobre a vida. Se o profissional é um homem, a coisa é mais complicada! Haverá sempre uma espécie de competição; mesmo que o psicólogo não lhe pareça uma ameaça, o macho alfa disputa o controle de sua mulher com o terapeuta, vai procurar refutá-lo e, assim como sua colega psicóloga, será desqualificado. A situação fica muito pior quando a esposa começa a elogiar o terapeuta ou citá-lo a título de comparação e exemplo. Sentem-se ameaçados e viram feras!

- Ele diz que terapia não funciona e que estou perdendo tempo e dinheiro. Sou tentada submeter a esse pensamento mas não quero parar, me sinto bem, me sinto livre!
  Quando quero que esses maridos venham ao consultório, faço uso de uma estratégia: começo a expor minha opinião de como deve se comportar um bom marido. Aos poucos, elas levam o recado, exigem tal postura e, mais cedo ou mais tarde, os companheiros virão tirar satisfação. No cara a cara, aqui na minha poltrona, ficam passivos e dispostos a mudar o que for necessário para sua mulher melhorar!

Mas existem situações que os maridos apoiam e querem terapia para suas esposas. André, casado com Roberta, é um exemplo:

- Eu já não sabia mais o que fazer! Eu a via sofrer e não sabia como ajudar. Doía vê-la deprimida, sem vida, agora, está de volta, comentava Antonio
  Esse tipo de homem prima pelo bem estar da esposa e admite a terapia por saber que é um tratamento sério e profissional ou, porque mesmo sem "acreditar", quer o bem de sua amada e faz qualquer coisa por isso.

Há também os que se beneficiam com a terapia de suas mulheres: menos ciumentas, implicantes e cuidando bem de si, elas "dão um tempo", ao menos é assim que se comporta Márcia.

- Tenho sido menos ciumenta e meu marido já notou. Ele agora se sente mais livre e eu também. Não fico mais vasculhando ligações e mensagens. Acho que perdi tempo fazendo isso. Sinto vergonha!

Tentei resumir aqui o esboço de como alguns homens entendem a terapia que suas mulheres assumem, mas homens também fazem terapia. São pessoas normalmente mais esclarecidas ou com sofrimento psíquico intenso ou com desejo de desenvolvimento. Quase faço-me acreditar que os homens não se permitem admitir suas fraquezas e evitam os consultórios psicológicos.

2 comentários:

  1. Edu muito bom ler seu artigo, você é uma pessoa muito importante na minha vida e na do Xu, senti saudades das nossas conversas, serei sua seguidora fiel.
    Abraço, Lu Moretti Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho...
      Divulgue o blog aos amigos por favor.
      Grande abraço ao casal e apareçam de vez em quando....

      Excluir